Aniversário Silves FC

Caros Sócios, Associados e Simpatizantes, 

 

O nosso Silves Futebol Clube faz 102 anos. É bom recordar que a Cidade, o País, a Europa e o Mundo viviam uma conjuntura económica e social muito conturbada, fruto do término recente da Primeira Grande Guerra, da instabilidade política dos primeiros anos da República e da Pneumónica.

 

Não obstante de um cenário conjuntural difícil, pontificou a intenção e a vontade Hercúlea de fundar o nosso clube, sobretudo devido à convicção e abnegação de um conjunto de homens determinados, Humildes e Trabalhadores, dos mais variados quadrantes sociais da nossa cidade.

Passado um Século, voltamos a nos deparar com uma conjuntura difícil, o que acaba por nos impedir de celebrar o aniversário do nosso clube com a nossa massa associativa, adeptos e simpatizantes.

Temos consciência que a Grandeza e a Vitalidade do SFC reside sobretudo naqueles que o apoiam, que o representam e que elevam este Grande clube e consequentemente a sua cidade.

Dos adeptos aos atletas do passado e do presente; Dos trabalhadores que representaram e que representam o Silves fc, das Instituições Públicas e Privadas que ajudaram e ajudam o nosso clube permanentemente.

Todos, fizemos, fazemos e continuaremos a materializar os valores deste Grande Clube.

 

     E se um Aniversário deve ser sempre comemorado, nunca como hoje, fez tanto sentido celebrar o momento em que foi fundado o nosso SFC. Homens que o fizeram e materializaram num momento tão ou mais difícil do que o actual.

Sem infra-estruturas e dotados de poucos meios e de parcos recursos, mas, por outro lado, com muita vontade e abnegação, conseguiram erguer um Clube.

Clube esse, que capitalizou e que se reviu nesses valores e nesse compromisso, pelo que esse percurso árduo e difícil, germinou e floriu aquele que é o maior património do SFC..   os Valores!

A ética foi, é e será um património inalienável, e o nosso clube pode orgulhar-se do seu percurso. Um percurso que muitas vezes foi sinuoso, mas que os seus dirigentes, atletas e sócios, souberam “endireitar” e ajustá-lo à Medida Dos Desafios.

O SFC soube reinventar-se ao longo do tempo e no espaço, tendo-se dotado de um conjunto de infra-estruturas que acabou por dotar esta colectividade de um património de referência no panorama do desporto regional.

 

 

     Cabe-nos a nós, actuais corpos gerentes do SFC, continuar a dignificar este percurso histórico do nosso clube, mas também sabemos e temos a convicção que não o fazemos e que não o faremos sozinhos.

Quando assumimos esta Enorme responsabilidade, definimos como missão, reforçar o papel do Clube como actor social na sociedade silvense, pois entendíamos e entendemos, que o ADN do nosso clube reside naqueles que o representam e que representaram, naqueles que o apoiam e que apoiaram.

Para reforçar esse princípio, definimos como uma das prioridades do nosso mandato, a dignificação dos associados, pelo que idealizamos e materializamos, conjuntamente com o Crédito Agrícola, a criação do novo cartão de associado.

 

    As pessoas, e concretamente os sócios do SFC constituirão sempre o principio e o fim da nossa missão, e foi, é e será por eles que continuamos a dignificar o nosso património, tal como acontecia com os anteriores dirigentes. Trabalhamos diariamente para dignificar património, procurando encetar e consolidar parcerias.

Só assim foi possível a prossecução dos trabalhos de beneficiação do muro de suporte ao posto de combustível, fruto de uma intervenção determinante do Município de Silves , da Junta de Freguesia de Silves, e o próprio arrendatário.

 

 

Foi igualmente num espírito de missão mas com sentido de modernização e organização, que operamos um conjunto de intervenções técnicas no sentido de informatizar e de sistematizar a informação do clube, procurando agilizar procedimentos e simplificar tarefas. Tal só foi possível com a colaboração da (NOBEL internacional school) que proporcionou ao clube remodelar grande parte do hardware informático.

Se por um lado as infira-estruturas físicas são fundamentais para a estrutura de uma organização, os conteúdos e os meios de gestão são o seu complemento.

Neste ponto específico, destacamos a aquisição de software especifico para gerir, monitorizar e acompanhar o “dia-a-dia” do nosso clube.

 

2020 e 2021, foram anos muito exigentes, e bem sabemos que as dificuldades resultantes desta conjuntura “pandémica” poderão provavelmente perdurar por alguns anos. Sabemos também que as consequências desta crise, produzirão efeitos e causas na sociedade em geral e nos clubes, colectividades e associações em particular.

 

1919 e muitos anos subsequentes, não foram fáceis, e não obstante das Enormes dificuldades da época, o nosso clube não só foi fundado, como sobreviveu a todas essas vicissitudes. Fez das fraquezas... forças, das dificuldades..oportunidades, e acima de tudo, fez vingar uma “crença” que resultou numa filosofia de que com muito trabalho,cooperação, humildade, crer e vontade, honra-se hoje um clube histórico, ao mesmo tempo que se trabalha em prol do seu futuro.

Por último e não menos importante, gostaria de expressar o meu profundo agradecimento a todos os elementos da direcão o seu precioso contributo, espírito de união e entreajuda e sublinhar que sem os alicerces desta equipa sólida que temos vindo a  construir,   nada seria possível.

 

Termino, citando José Saramago a propósito do facto do escritor português referir que “toda a apreensão do mundo e da vida, é Histórica para o passado, Caótica para o presente, Utópica para o Futuro”…

 

Por Silves e Pelo Silves,

 

Muito obrigado

Um website emjogo.pt