Aniversário 103 Anos

Silves, 9 de abril de 2022

Hoje, estamos aqui todos reunidos para celebrar mais um aniversário do nosso Silves Futebol Clube. Para além de constituir um motivo de celebração, é igualmente um momento para nós enquanto Direção, refletirmos e efetuarmos um balanço de um mandato que está a terminar. 

Fará no próximo mês de junho, dois anos que esta Direção iniciou funções.  

A conjuntura socioeconómica era atípica e imprevisível, mas mesmo assim, não nos demoveu de aceitarmos e de nos dedicarmos a este desafio.  

Têm sido quase dois anos de desafios provocados por variáveis externas que nos ultrapassam a todos, foram e têm sido tempos difíceis, inclusive, para nós em particular. 

Foram praticamente dois anos em que ficamos impedidos de obter importantes receitas extraordinárias, indispensáveis para a sustentabilidade e consequentemente viabilidade económica do SILVES FC. Para um clube como o nosso, ficar privado de obter receitas extraordinárias (resultantes da não realização de eventos como o festival da cerveja e a feira medieval durante dois anos) e de por outro lado, termos assistido a uma quebra acentuada das receitas provenientes da exploração de espaços do clube (rendas) na ordem dos trinta mil euros, constitui um impacto muito grande na nossa organização. 

Não obstante destas enormes vicissitudes, não deixamos nem abdicamos da estratégia que desenhamos para o clube, sob o epíteto de “honrar o passado e projetar o futuro”. A valorização, recuperação e dignificação do património e infraestruturas, era um dos nossos objetivos, sendo que conseguimos melhorar de uma forma muito significativa, desde os arranjos dos balneários, posto médico, ginásio, lavandaria, criação de uma sala para formação, remodelação das áreas destinadas ao futebol juvenil, entre muitas outras intervenções.  

Também tínhamos como desígnio melhorar a formação no que concerne ao futebol, sendo que investimos em material técnico, equipamentos e procuramos dar mais condições aos atletas e ao corpo técnico.      

A manutenção de uma postura competitiva e ambiciosa da nossa equipa de futebol sénior, mas sempre dentro de um quadro de sustentabilidade, tem sido conseguida, através de um enorme profissionalismo, atitude competitiva e competência técnica dos nossos atletas e toda a estrutura do futebol sénior (sublinhamos o facto de ter reduzido o orçamento do futebol sénior, sem termos perdido qualidade e competitividade). Prometemos tornar o SILVES FC um clube eclético e plural, sendo que hoje somos dos poucos clubes algarvios que contamos com 3 modalidades diferentes a competir nos escalões seniores, para além do futebol, temos ainda uma equipa de basquetebol masculina e uma equipa de voleibol feminina. Para além destas equipas, temos ainda juniores femininas no voleibol, e veteranos de voleibol e de basquetebol. Só nestas modalidades, temos cerca de 60 atletas, e é onde se tem verificado uma procura vertiginosa, sobretudo na modalidade de voleibol, posso confidenciar-vos aqui e neste contexto, que para o ano teremos provavelmente uma equipa de juniores masculinos, que já se encontra a treinar e a realizar jogos de preparação.  

Também, e aquando da nossa candidatura, sublinhamos a importância  da comunicação, modernização e da proximidade aos sócios em particular e à comunidade no geral, pelo que para além da modernização tecnológica, instalação de equipamentos informáticos, redes Wi-Fi, instalações elétricas, um novo formato de cartão de sócio, personalização das mensagens dirigidas aos sócios entre muitas outras intervenções, desenvolvemos esforços para que existisse um serviço prestado de maior qualidade, pelo que, admitimos mais funcionários para o efeito.  

Tem sido um mandato difícil, mas muito atenuado pela enorme cooperação institucional que temos recebido. E é também por isso que todos os que estão aqui, são responsáveis por todos os melhoramentos conseguidos. Sem vós, está missão jamais seria bem-sucedida.  

Sem o enorme apoio do Município de Silves não teríamos grande parte da reabilitação das infraestruturas, sem o apoio da Silmadeiras, os balneários não seriam renovados, assim como, não conseguiríamos renovar os equipamentos desportivos sem o apoio da empresa Nepeli, da Kerakol, da Marisqueira Rui, os Bombeiros de Silves e de muitas outras entidades que contribuíram significativamente.

Sem o apoio da Junta de Freguesia teríamos tido muitas dificuldades em organizar o espaço, realizar as obras necessárias e remoção de alguns resíduos, bem como, não teríamos material suficiente para as outras modalidades ou para a limpeza do pavilhão. Sem o apoio do nosso parceiro financeiro Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Silves, não só não conseguiríamos adquirir material técnico para as modalidades do pavilhão, como também não seria possível renovar os cartões de sócios e a comunicação com a nossa massa associativa. Também seria muito difícil modernizar toda a rede de equipamentos informáticos, de comunicação e de formação, sem o apoio da Nobel, que assegurou que pudéssemos modernizar-nos e dignificar os referidos equipamentos.  

Muitas outras empresas ajudaram e colaboraram, em escalas diferentes dentro das suas possibilidades para que acrescentássemos qualidade ao nosso clube, e esse mérito não é nosso, mas sim vosso, o que para nós é um privilégio termos-vos como parceiros. 

A todos, em nome dos associados e da comunidade do Silves Futebol Clube, o nosso muito obrigado! 

No entanto, e apesar do muito que está feito, mais ainda existe por fazer, e como tal gostaríamos de evidenciar a título de exemplo que queremos e precisamos de continuar a dignificar as nossas infra estruturas, desde a conclusão das obras por baixo da bancada, passando por dignificar a bancada visitante, de efetuar uma intervenção profunda no pavilhão Mário José, recordo a título de exemplo que a equipa de seniores de basquetebol teve que jogar esta época em Portimão pelo facto do nosso pavilhão não ter as marcações atualizadas e as tabelas homologadas, o que inviabiliza quase a prática da modalidade. Sabemos que a conjuntura não é a mais favorável, mas está no ADN deste grande clube fazer das fraquezas... forças, das dificuldades, oportunidades, e acima de tudo, e porque estamos inseridos numa comunidade resiliente, temos atletas e um corpo técnico ímpares, trabalhadores dedicados, parceiros, institucionais extraordinários, e um percurso histórico de trabalho, cooperação, humildade, crer e vontade, faz-nos acreditar que todos juntos continuaremos a dignificar esta grande instituição. 

Por último e não menos importante, tenho de agradecer as estes homens, pais, irmãos e amigos, os chamados diretores, que por nada dão tudo, a esta casa, a este clube, um muito obrigado!

Presidente da Direção

Carlos Placa

 

Clique aqui na ligação para a galeria de fotos do aniversário.

Um website emjogo.pt